Calculo percentual
2 - CÁLCULO PORCENTUAL
O cálculo porcentual é um dos procedimentos matemáticos mais utilizados. Aplica-se a todas as áreas e permite obter-se uma visão quantitativa das partes observadas, independente da quantidade real dos elementos existentes. Isto é, quando se diz, por exemplo, dez por cento significa que da quantidade total dada, esse total foi dividido em cem partes das quais são consideradas dez.
2.1 Elementos do Cálculo Porcentual
O cálculo porcentual tem por finalidade efetuar a comparação entre um total qualquer e um total padronizado composto de 100 partes.
Essa comparação envolve quatro dados:
B principal - total sobre o qual estamos trabalhando, ou base de cálculo p porcentagem - quantidade considerada das partes do total proporcionais à taxa dada.
100 Total padrão - representa o total dos elementos considerados i taxa ou porcentual - representa quantas partes de 100 são consideradas
Obs.: - Outros termos são utilizados no lugar de porcentagem: comissão, lucro, juros, multa, prejuízo, etc.
- É comum empregar-se o termo percentual no lugar de porcentual.
Na prática os termos porcentagem e taxa porcentual são empregados indistintamente, por ex.: diz-se, lucro de R$ 500,00 ou lucro de 10 %.
Relação Fundamental
Entre os elementos do cálculo porcentual estabelece-se a seguinte regra de três simples:
B 100 p i
Observa-se que a base de cálculo B corresponde ao total padrão igual a 100; a porcentagem p (parte de B) se corresponde com a taxa i (parte de 100), formando, assim uma proporção:
Obs.: De modo geral, considera-se regra de três direta. A possibilidade de regra de três inversa deve ser deduzida a partir do problema a ser resolvido.
Aplicando a propriedade fundamental vem B i = 100 p, de onde se obtém: (para o cálculo da porcentagem ou parte do total) (1) (para o cálculo da taxa) (2) (para o cálculo do total, conhecendo os demais dados) (3)
2.2 Taxa