Para Que Serve O Zoneamento
A humanidade vive em processo de transformação a cada dia mudamos a maneira como locomovemos, consumimos energia, e geramos e usamos a terra para nosso desenvolvimento. O zoneamento foi utilizado pela primeira vez na Alemanha, mas foi nos Estados Unidos que ele ganhou força, a partir do início do século XX (LEUNG, 2002). Alguns de seus principais objetivos são:
Controle do crescimento urbano;
Proteção de áreas inadequadas à ocupação urbana;
Minimização dos conflitos entre usos e atividades;
Controle do tráfego;
Manutenção dos valores das propriedades e do status quo (JUERGENSMEYER; ROBERT, 2003; ANDERSON, 1995
Discutir a lei de zoneamento da cidade, é como discutir a organização da nossa casa, ou seja cada moradia é projetada de acordo com os espaços a serem utilizados, exemplo: sala, cozinha, banheiro e quartos, cada compartimento dessa casa, já esta preestabelecida a sua utilização como o quarto para dormir e descansar, cozinha para se alimentar e fazer refeições e banheiro, não podemos lavar louça no banheiro, ou tomar banho na cozinha, com o zoneamento da cidade não é diferente.
As atividades humanas devem ter seu impacto previsto e calculado, não podemos construir casa, prédios, industrias em lugares que estão destinadas a uma preservação permanente.
Para definir coletivamente o uso da terra, o trabalho é mais complexo, e requer profissionais, engenheiros florestais, economistas, educadores, geógrafos, biólogos, químicos e etc.
Atualmente em diversos estados brasileiros são discutidos o zoneamento, o zoneamento é um ordenamento territorial que vai dar diretrizes para colocar nossa cidade em ordem, e também é uma ferramenta muito importante para nosso desenvolvimento futuro.
MINIMIZAÇÃO DOS CONFLITOS DE USOS DO SOLO
Apesar de a mistura de usos ser amplamente reconhecida como interessante para a cidade, e até mesmo essencial, existem atividades que podem causar incômodos e, por isso, devem ter sua localização controlada.
Para isso,