Charles M
O autor passa a definir o conceito de base de exportação. As atividades econômicas se dividem entre as que produzem para o mercado externo (exportam) e as que produzem para o mercado local. A isso se somam itens como salários dos comutadores, fluxos de capital, transferências governamentais, e indústrias vinculadas. A razão entre as atividades de exportação e as locais, quantificada em renda ou emprego, se torna um multiplicador. Não é possível afirmar que essa razão se aplique a todos os níveis de renda. Ainda que seja possível afirmar que a renda esteja vinculada á exportação em regiões pequenas isso não se aplica a todos os casos.
Investimentos comerciais, despesas governamentais, volume de construções também se colocam como variáveis tão importantes quanto as exportações, que não pode ser considerada a mais importante na determinação de renda regional. É possível para uma pessoa ser completamente dependente de exportações, mas em uma comunidade a maior parte da renda é gerad apor produtos não exportáveis.
A importância quantitativa das exportações na determinação da renda é variável de acordo com o tamanho da região estudada. É possível a uma região crescer com suas exportações em um nível constante e suas atividades locais em nível ascendente, e quanto maior ela for, mais forças modificadoras da renda serão encontradas.
A solução para esse problema poderia ser a definição de uma divisão