Para que serve um plano de cargos e salarios
1. JUSTIFICATICA:
A necessidade de se implantar um plano de cargos e salários surgiu da necessidade de se definir o salário ou a faixa salarial para cada cargo dentro da empresa. Durante o processo de avaliação de cargos vários diretores e gerentes tiveram oportunidade de discutir e rever as responsabilidades de cada cargo.
Uma estrutura de cargos e salários bem definida permite estabelecer regras referente ao salário e também definir a hierarquia na empresa, como toda a sua funcionalidade de todas as áreas na organização. Um faixa salarial para cada cargo permite administrar o salário de cada funcionário conforme o seu desenvolvimento nas atividades exercidas e desempenhadas no cargo ocupado.
Um plano de cargos e salários constitui-se em um instrumento relevante de gestão e deve contemplar princípios fundamentais, como flexibilidade, mobilidade funcional, motivação profissional, que promovam o estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, propicia oportunidades de progressão funcional com possibilidade de desempenho de atividades em diversas áreas.
A empresa que se preocupa com as expectativas de seus funcionários com relação ao trabalho e a remuneração, permite aos trabalhadores enxergar a trajetória que ele pode ter pela frente, em termos de evolução salarial e uma perspectiva de carreira. É necessária a implantação de um PCS dentro da organização para definir a remuneração adequada a cada cargo e função e descrevê-las de maneira justa, fazendo com que a empresa seja valorizada no que diz respeito à remuneração, com salários competitivos e funcionários mais motivados.
2. OBJETIVO:
Rever a política de administração de cargos e salários da empresa, reconhecendo a capacitação profissional, o desempenho e o desenvolvimento técnico-profissional dos funcionários, valorização do trabalho e a sua contribuição para os resultados na empresa, estimulando-o a ter uma