Cargos
Atualmente as organizações precisam ter conhecimento de como o mercado está em relação a cargos e salários e sua importância para o funcionamento da organização. Mas antes de entender o que se trata um plano de cargos e salários é necessário entender a sua definição que de acordo com Araújo 2006:
“O estudo de cargo e salários é um instrumento que permitirá à empresa a administração de seus recursos humanos na contratação, movimentações horizontais (méritos) e verticais (promoções) de seus profissionais e retenção dos talentos da empresa. A definição de cargos e salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos; assim como subsidiará o desenvolvimento do plano de carreiras.”
Araujo (2009) aputt Qualitas 2005.(pag. 46)
Portanto tarefa, função, cargo, descrição do cargo, especificação do cargo e grupo organizacional são os principais termos utilizados na análise de cargos. E inicialmente compreender o significado de tarefa e função é essencial na implantação do processo de cargos e salários.
“Tarefa é um conjunto de elementos que requer esforço humano para determinado fim; quando tarefas se acumulam para justificar a empregabilidade de uma pessoa surge, então, a função. A função é representada por um conjunto de deveres, tarefas e responsabilidades que requerem serviços de uma pessoa”. Araújo citado por Zimpeck(1990) (2009) pag 46
Conforme Pontes (2007) “cargo é o conjunto de funções substancialmente idênticas quanto à natureza às tarefas executadas e as especificações exigidas dos ocupantes”. E salário está ligado a dinheiro, ou seja, é resultado de um trabalho realizado. Para implantar o plano de cargos e salários é necessário seguir as etapas: 1. Planejamento e divulgação do plano: objetivo que pretende atingir. 2. Análise de cargos: ocorrem as etapas coleta de dados pelos métodos, observação local; questionário; entrevista e