cargos
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Cleide Pereira da Silva
São Paulo
2014
Administração de Cargos e Salários
Na empresa que trabalho por ser uma empresa muito pequena com poucos anos de funcionamento, e somente 7 funcionários, o plano de cargos e salários ainda não está definida, na verdade não existe, ou melhor não foi planejada, mais de acordo com o que será exposto, para que todos os colaboradores, tenham estímulo e definição também do plano de carreira da empresa é indispensável que seja implantado.
Toda empresa, para ter sucesso em seu ramo de atuação, necessita elaborar uma consistente e dinâmica estratégia de plano de cargos e salários. Por meio desse mecanismo, a gestão de recursos humanos torna-se adequada, sólida e eficiente na prestação de seus serviços.
Entre as inúmeras vantagens da implantação do plano de cargos e salários está a de permitir que empresa classifique seus colaboradores de acordo com seus talentos, suas aptidões, e que adote uma política de remuneração adequada conforme a função desempenhada por cada um deles.
Há de se lembrar, no entanto, que o plano de cargos e salários não existe somente para os funcionários antigos. Os contratados após a implantação do projeto também deverão obedecer às novas regras para que possam progredir na empresa, com relação ao seu salário e atividade.
O plano de cargos e salários, então, tem como objetivo deixar transparente para o colaborador as regras de ascensão e política salarial da empresa. No entanto, é de fundamental importância que os dirigentes e gerentes apoiem a ideia. É impossível que qualquer tipo de projeto dê certo sem o apoio dos líderes da empresa.
Mas afinal, em que se baseia a implantação dos planos de cargos e salários? A resposta a essa pergunta é bem simples. A valorização do trabalhador depende dos objetivos e visões da organização, além de aspectos referentes à escolaridade, experiência,