Administração capital de giro
É o tempo médio que uma empresa leva a pagar aos seus fornecedores. Quanto maior o prazo médio de pagamentos, maior é a sua capacidade de negociação de prazos de pagamentos.
O prazo médio de pagamentos é calculado pela divisão do montante médio de dívidas a fornecedores pelas compras de matérias e mercadorias ou de serviços
Formula do cálculo
Prazo Médio de Pagamento = (PMP) Contas a Pagar Compras (CMV) / 360
* o cmv é o custo das mercadorias vendidas
Ciclo de uma empresa
Os ciclos dividem-se em Ciclo Econômico, Ciclo Financeiro e o Ciclo Operacional que compõe todo o sistema.
CICLO ECONÔMICO
É o período em que a mercadoria permanece nas dependências da empresa, ou seja, inicia-se com a compra da mercadoria e encerra-se com a venda da mesma. Este ciclo é o giro de estoques, ele nos diz quanto tempo a empresa está demorando para girar o seu estoque. Quanto maior for o estoque, mais lento será o giro do mesmo, ocasionando, inclusive, numa possível insuficiência de caixa, levando a empresa a captar recursos de terceiros, como bancos, por exemplo.
CICLO FINANCEIRO
Tem início com o desembolso de numerários para a aquisição da mercadoria que será revendida pela empresa e encerra-se com o recebimento relativo à venda da mesma. O reflexo do Ciclo Econômico se dará neste ciclo. Se o giro do estoque é lento, primeiro a empresa pagará para após receber, ocasionando em desembolso desnecessário. Constitui-se então o período em que a empresa utiliza-se de recursos próprios ou de terceiros para poder exercer as suas atividades de produção.
CICLO OPERACIONAL
O Ciclo Operacional constitui-se então pelo prazo total iniciado pela aquisição da matéria-prima e termina com o recebimento dos créditos gerados pela venda da mercadoria.
CO = Ciclo Operacional
PME = Prazo Médio de Estoques
PMR = Prazo Médio de