Para Definirmos O Melhor Tipo De Acoplamento A Ser Empregado
696 palavras
3 páginas
Para definirmos o melhor tipo de acoplamento a ser empregado, devemos levar em conta uma série de detalhes, dentre os quais, destacamos: IMPORTÃNCIA ESTRATÉGICA DA INSTALAÇÃO EM SEU PROCESSO PRODUTIVO,DISPONIBILIDADE DE ESPAÇO, FACILIDADE DE ACESSO PARA MONTAGEM E MANUTENÇÃO,DISPONIBILIDADE E QUALIDADE DE MÃO DE OBRA E CUSTOS. Além dessa análise, deve-se considerar os aspectos técnicos da instalação, quanto ao tipo de acionamento e esforços aplicados. Assim, a primeira definição técnica deve ser quanto a flexibilidade torcional do acoplamento pois, em muitos casos, o acionamento entre a parte motriz e a parte movida, tem que ser sincronizada e sem folgas. Ja ao contrário, instalações com tendências a travamentos, por exemplo, devem considerar a flexão entre as partes para amortecer o momento torçor da partida. Definido o tipo e caracteristica ( flexivel ou rígido torcionalmente ) precisamos calcular o torque que será aplicado e assim garantir a função "FUSÌVEL" do acoplamento ou seja, se houver uma sobrecarga de força aplicada nos eixos, o acoplamento rompe-se, protegendo as demais partes da instalação. Obviamente, sua capacidade de assimilação, deve ser suficiente para suportar os esforços aceitos pela instalação e assim manter sua vida útil em condiçoes econômicas adequadas. A determinação do tamanho do acoplamento é feita com base na relação entre a POTÊNCIA (HP, CV, Kw ) e a RPM ( rotações por minuto ) nos eixos de acoplamento. A esse resultado, aplica-se um multiplicador definido pelo FATOR DE SERVIÇO.
Mas antes vamos tentar entender o conceito de torque acompanhando o ensaio de comprovação da capacidade de um acoplamento de grades tamanho 7:
Relatório de ensaio de Torque
Objetivo: validar a capacidade máxima de torque determinada em catálogo para acoplamentos Metalflex.
Método: aplicação gradativa de força torsional através de guindaste com bomba de acionamento hidráulico – capacidade de 1000