Amplificadores
Por exemplo: Para movimentar os alto-falantes de um estádio de futebol necessita-se que o sinal elétrico a ser reproduzido tenha uma grande intensidade, enquanto que para movimentar os fones de ouvido é preciso uma pequena intensidade. O sinal elétrico de pequena intensidade pode ser transformado em um sinal elétrico de grande intensidade, denominando esse processo de AMPLIFICAÇÃO.
AMPLIFICAÇÃO
Esse tipo de processo possibilita que o pequeno sinal elétrico produzido por uma agulha de toca-discos seja reproduzida em um alto falante. O termo “amplificador” define um conjunto de circuitos que realizam a amplificação de um sinal. Um amplificador se compõe de diversos ESTÁGIOS AMPLIFICADORES. O ganho de um estágio amplificador define quantas vezes o sinal é amplificado por este estágio e esse ganho pode ser descoberto pela medição de saída e entrada com o osciloscópio. O primeiro estágio é o ESTÁGIO AMPLIFICADOR DE TENSÃO que é destinado a aumentar a amplitude de tensão dos sinais aplicados a sua entrada. O ESTÁGIO AMPLIFICADOR DE CORRENTE se destina a fornecer grandes variações de corrente na saída a partir de pequenas variações de corrente aplicada a entrada e para finalizar esses três estágios, o ultimo é o ESTÁGIO AMPLIFICADOR DE POTENCIA PARA SAÍDA que possui um ganho pequeno de tensão mas obtém-se um ganho de corrente.
Estes estágios são destinados ao acionamento das cargas (exemplo: alto falantes, relês.) porque possui certa capacidade corrente suficiente para funcionar lós.
AMPLIFICADOR EMISSOR COMUM