Trabalho pedagogia idebi
692 palavras
3 páginas
Introdução A qualidade de ensino hoje, mais do que uma ânsia da sociedade brasileira, é uma necessidade face aos desafios que a modernidade impõe. Deseja-se que o processo de avaliação institucional prossiga, seja ampliado e caminhe responsavelmente, reeditando o próprio processo fortalecido pela capacidade de analisar-se criticamente nos acertos e limitações. Politicas de acesso, qualidade e permanência são fundamentais para a elaboração e implementação de qualquer politica educacional.
A Constituição de 1988 prevê a garantia da qualidade e do padrão sendo esta qualidade testada a partir de sistemas de avaliação externos criados em regime de colaboração com Estados e Municípios, visando uma avaliação que possa orientar os trabalhos pedagógicos para uma melhor eficácia.
Durante a década de 90, no governo de Fernando Henrique Cardoso, realizou diversas mudanças legais que foram definitivas para fortalecimento do sistema de avaliação, em especial a promulgação da LDB Nº9394/96, o financiamento da educação através da lei nº9424/96, que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a municipalização do ensino e o forte apelo racionalidade técnica para equacionar os problemas educacionais.
Foram criadas diversas instâncias de avaliação da educação, abrangendo diversos níveis de ensino, entre elas estão : SAEB – Sistema de avaliação da Educação Básica , tem por objetivo a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino , fornecendo informações sobre a qualidade, a eqüidade , e a eficiência da educação nacional , de forma a permitir o monitoramentodas políticas brasileiras . Temos também o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) é um exame anual destinados aos alunos em vias de concluir ou que já tenham concluído o ensino médio.
Após 2002 o governo Lula reformularam as