PAR METROS CURRICULARES NACIONAIS
CURRICULARES
NACIONAIS
ÉTICA
Vanderlei P. Brandão
Apresentação do Tema
O tema ética não é novo, mas é novidade ter um documento que possibilite abrir discussões sobre este assunto no contexto escolar. Para isso a dividimos em duas partes.
A 1ª define-se o tema e seu contexto histórico, voltado sempre para o exercício da cidadania em uma sociedade democrática.
O 2ª parte do documento é voltada para as 4 primeiras series do ensino fundamental e trata de conteúdos relacionados ao respeito mutuo, justiça, solidariedade e dialogo alem de discutir a característica complexa da avaliação e apresenta orientações didáticas gerais.
Importância do Tema
Partindo do ponto que o homem vive em sociedade e convive com outros homens, temos que nos perguntar: “Como devo agir perante os outros ou em meio a sociedade?”
Parte-se do pressuposto que é preciso possuir critérios, valores e mais ainda, estabelecer relações de hierarquia entre esses valores para nortear as ações em sociedade
Exemplo:
• É ou não Ético roubar um remédio, cujo preço e inacessível, para salvar a vida de alguém que sem ele, morreria?
• Será Ético torturar alguém para obter a confissão de um crime ou revelar o cativeiro de um seqüestro?
Para compreendermos a importância do tema ética devemos dar ênfase a três pontos:
1. Refere-se ao que se pode chamar de núcleo moral de uma sociedade.
2. Diz respeito ao caráter democrático da sociedade. 3. Refere-se ao caráter abstrato dos valores abordados, pois ética se trata de princípios e não de mandamentos.
Legitimação dos valores e regras morais
• Afetividade: Deve se mostrar que as regras sejam desejáveis.
• Racionalidade: As regras devem ser legitimadas com base na razão em pleno juízo. Desenvolvimento Moral e
Socialização
Tanto a afetividade como a racionalidade desenvolvem a partir das intenções sociais, desde a infância e durante toda a vida. É importante refletir sobre o que faz uma criança passar de um estado de heteronímia moral (1ª etapa do