Os Par Metros Curriculares Nacionais Para O Ensino De Ci Ncias Abrangem O Contexto De Viv Ncia Da Realidade Dos Alunos Na Sociedade Atual
379 palavras
2 páginas
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências abrangem o contexto de vivência da realidade dos alunos na sociedade atual? A sociedade atual está em um processo constante de inovações tecnológicas, pois o desenvolvimento das Ciências tem ocorrido de forma acelerada. No entanto, buscam-se, lentamente, avanços na forma de se ensinar Ciências e no que ensinar em Ciências.
Grande parte dos programas escolares não considera importante a abordagem de situações significativas em sala de aula. Por isso, ainda são encontradas, em algumas escolas, organizações curriculares descontextualizadas, distante das necessidades do aluno de discutir e entender o mundo no qual está inserido. Isso mostra a necessidade de se repensar à atual organização dos currículos escolares, em uma perspectiva em que questões relacionadas à realidade do aluno passem a integrar o ensino de Ciências.
O atual cenário do ensino de Ciências, em particular os currículos em desenvolvimento nas escolas, é resultado de um processo histórico, pois a formação básica, em especial a de nível médio, já foi encarada como preparação profissional e, atualmente, está sendo aceita como via de acesso ao ensino superior. Ainda prevalece a ideia de que o currículo do ensino médio precisa estar baseado, quase que exclusivamente, nos conteúdos necessários para o aluno ingressar na universidade, ou seja, para prepará-lo para o vestibular. Tem-se uma preocupação com a quantidade de conteúdos a serem ensinados e nem sempre com o porquê ensiná-los e com a qualidade do processo de desenvolvimento em sala de aula.
O ensino de Ciências deve ir além da preparação profissional e da preparação para o ingresso no ensino superior, contribuindo para a formação integral do aluno. Formação integral que deve incluir, além do domínio dos conteúdos universais sistematizados, o desenvolvimento do senso crítico, a capacidade de compreender e discutir situações concretas e fenômenos do seu cotidiano, a autonomia na