Paquímetro
Este relatório deve apresentar de maneira satisfatória o instrumento de medições estudado em aula prática de física experimental, trata-se do paquímetro. O paquímetro possui superfícies planas e polidas e é capaz de realizar medições internas, externas e de profundidade em peças pequenas.
Material Paquímetro; Cilindro; Tarugo; Peça com furo cego; Régua; Tiras de papel.
Introdução
A palavra paquímetro vem do grego (paqui - espessura, metro - medida). O paquímetro é um instrumento ideal para realizar medições internas, externas e de profundidade de objetos pequenos. Este instrumento é capaz de medir com um nível de precisão em fração de milímetros Consiste em uma régua graduada com um encosto fixo.
O paquímetro é possui uma régua graduada fixa sobre a qual se desliza um cursor também graduado, chamado de nónio. O nônio possui uma escala de “n” divisões para “x” milímetros da régua fixa.
Na ilustração acima, o comprimento do nônio é 9mm e está dividido em 10 partes iguais, o que indica que a divisão desse nônio é de 9/10mm, isto significa que o 1 do nônio está afastado 1/10mm do traço da régua fixa. Caso o traço 1 do nônio coincida com o traço 1mm da régua, significa que o nônio se deslocou 1/10mm. Esse raciocínio é valido para os demais traços. Por exemplo, considere que o traço 8 do nônio coincida com o 8mm da régua, significa que o nônio foi deslocado 8/10mm.
Cálculo da precisão do nônio. Mede-se o comprimento do nônio (distância entre o primeiro e o último traço); Divide-se o comprimento do nônio pelo número de divisões do nônio; Subtrai-se o resultado do número inteiro de milímetros imediatamente superior.
Considere o exemplo abaixo. Um nônio com 49mm e 50 divisões:
49/50=0.98 , 1-0.98=0.02 A precisão é de 0.02mm
O paquímetro consiste em: Régua (geralmente graduada em polegadas na parte superior e em milímetros na parte inferior);