Paquimetro
Ao medirmos grandezas na realidade fazemos uma comparação de uma com outra de mesma espécie e assim verificamos quantas vezes uma é menor ou maior em relação à outra. Em geral não encontramos o valor correto da grandeza, mas sim um valor aproximado, chamado também de valor experimental. Este valor sempre contém certo erro, uma diferença em relação ao valor verdadeiro. Esta diferença pode ser indicada por um índice de erros. Já a precisão dessas medições dependerá tanto da destreza da pessoa que realiza as medidas como também do instrumento no qual a medida é efetuada. Um dos instrumentos de alta precisão mais utilizados para a medição de dimensões internas, externas e de profundidade em pequenas peças é conhecido como Paquímetro. Este instrumento é capaz de realizar medições com níveis de precisão em frações de milímetro. É possível com ele fazer medições em peças cujo nível de precisão seja de até 0,02mm. O Paquímetro é composto por uma régua graduada, em milímetros, centímetros ou polegadas, fixa sobre a qual desliza um cursor, este cursor possui uma escala que é chamada Nônio ou Vernier que possibilita a leitura de frações da menor divisão da escala da régua fixa.
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão a distância entre dois lados simetricamente opostos de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos. Para a realização de tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça se ajuste.
O paquímetro possui uma graduação em centímetros e outra em polegadas. O nônio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, ele permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento dessa escala. A escala é assim chamada em homenagem aos seus criadores: o português Pedro