Paquímetro
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Elétrica
Física Experimental
Prática 01: Paquímetro
Aluno: ..... ......... .....
Matrícula: ......
Curso: Engenharia Elétrica
Turma: ...
Professor: .........................................................
Disciplina: Física Experimental para Engenharia
Fortaleza, Ceará
2013
Índice
Introdução 3
Objetivos 4
Material Utilizado 4
Procedimentos 5
Questionário 7
Conclusão 10
Bibliografia 10
1. Introdução
As medições, desde os tempos antigos, são importantes para a compreensão de tudo que nos rodeia, sendo, então, necessário o desenvolvimento de objetos capazes de realizá-las com a maior precisão possível.
O paquímetro, ou calibre, é um instrumento utilizado na medição de comprimentos, diâmetros externos e internos, profundidades e espessuras de pequenos objetos, como arruelas, tarugos e peças com furo cego.
O paquímetro é composto por uma régua, graduada na parte superior em polegadas e em milímetros na parte inferior, uma mandíbula e uma orelha fixas e um cursor, que, além de deslizar sobre um encosto fixo presente na régua, é onde está localizado o nônio, também conhecido como vernier. O prolongamento superior do cursor é chamado de orelha móvel e o inferior de mandíbula móvel. Também no cursor, está localizado o impulsor. Além de tudo, o paquímetro possui uma haste e um parafuso com trava, para que se possa fixar a medida.
A régua tem a função de indicar o valor da medição, as mandíbulas são usadas para medições externas, já as orelhas são usadas para medidas internas. A haste, por sua vez, é responsável pela medida de profundidades.
A função do nônio é proporcionar uma maior precisão à medição realizada. Sendo assim, existe uma maneira diferente de ler a sua medição. Sabendo que ele possui n divisões e um comprimento L, primeiro calcula-se sua precisão dividindo L por n e subtraindo o resultado da divisão do menor valor