paquímetro
1. Objetivos 02
2. Materiais 02
3. Introdução Teórica 03 3.1 Cálculo da Precisão do Nônio 04 3.2 Utilizando o Paquímetro 05
4. Procedimento Experimental 06
5. Questionário 08
6. Conclusão 11
7. Bibliografia 12
1.OBJETIVOS
Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.
2.MATERIAIS
Paquímetro;
Arruela;
Cilindro oco;
Peça com furo cego;
Régua.
3.INTRODUÇÃO TEÓRICA
O calibre, mais conhecido como paquímetro, é um equipamento de precisão amplamente utilizado em laboratórios e oficinas para medir, com precisão, algumas dimensões de objetos. A figura a seguir mostra um exemplo de paquímetro e o nome de algumas de suas partes.
Como mostrado na figura, o paquímetro é composto de uma régua, normalmente graduada em polegadas na parte superior e em milímetros na inferior; de mandíbulas ou encostos, sendo uma móvel e outra fixa, que servem para medir comprimentos e diâmetros externos; de orelhas, que são utilizadas para medir diâmetros internos e de uma haste, que serve para medir profundidades.
Outro componente, e também o mais importante, do paquímetro é o nônio. Também conhecido como vernier, ele é uma régua de pequena proporção responsável pela determinação da precisão do paquímetro, permitindo, assim, leituras de frações de milímetros com certa exatidão.
3.1 CÁLCULO DA PRECISÃO DO NÔNIO
O cálculo da precisão do vernier é feito da seguinte forma: primeiramente, mede-se o seu comprimento, ou seja, a distância entre o primeiro e o último traço marcados, em seguida, divide-se esse comprimento pelo número de divisões existentes no nônio e, finalmente,