Papéis de trabalho
Na operacionalização do trabalho de auditoria, seja ela interna ou externa existe um elemento essencial na execução desta atividade, que é o registro dos aponta-mentos do auditor no decorrer da sua função. Este apontamento deve ser feito de ma-neira muito clara, de tal forma que seja entendido por uma outra pessoa, que mesmo não tendo executado o trabalho, entenda como foi a condução da auditoria, o que foi testado e, a quais conclusões a que se chegou.
Neste contexto é que está desenvolvido este artigo, onde abordaremos um te-ma muito importante em auditoria, que são os papéis de trabalho do auditor, conceitu-ando, demonstrando suas finalidades e objetivos, além de apresentar os tipos mais comuns e as técnicas para a sua elaboração.
Papéis de Trabalho. Finalidade dos papéis de Trabalho
Os papéis de trabalho têm como finalidade colher elementos comprobatórios suficientes para evidenciar o trabalho realizado pelo auditor e dar fundamento em sua opinião sobre as atividades e os processos examinados.
Para Attie (2006, p. 156):
Os papéis de trabalho formam o conjunto de formulários e do-cumentos que contém as informações e apontamentos obtidos pelo auditor durante seu exame, bem como as provas e descri-ções dessas realizações; constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
Para Almeida (1996, p. 68), os papéis de trabalho representam o registro de todas as evidências, por meio da observação, inspeção, indagação, investigação, obtidas ao longo da execução do serviço de auditoria. Os papéis de trabalho são todos os documentos e informações captadas na realização da auditoria. Para a elaboração do mesmo existem regras e normas a serem seguidas, para tanto este servirá para usuários presentes e até futuros na realização da auditoria. Os papéis de trabalho destinam-se a:
a) ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos coligidos