Estágio supervisionado
ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: ALFABETIZAÇÃO E REFORÇO ESCOLAR INDIVIDUAL
Problema: Porque o reforço escolar com trabalho individual é importante para os alunos com dificuldades na aprendizagem da alfabetização? Através da observação participativa no ambiente educativo, foi percebida as dificuldades dos alunos das alunos da 1ª serie em assimilar as etapas do processo de alfabetização, pois muitos são repetentes e em defasagem idade/serie, e ainda não reconhecem as letras da alfabeto e nem sequer conseguem ler palavras simples. Portanto, há a necessidade de reforço escolar se possível contra-turno para os mesmos. No entanto nosso projeto prevê o atendimento individual para acelerar a alfabetização através de leitura e atividades extras durante os intervalos de atividades normais.
JUSTIFICATIVA:
Devido a existência de uma única professora para lecionar na turma, constata-se a dificuldade de prestar um atendimento individualizado aos alunos, e os mesmos vão enfrentando dificuldade cada vez maiores para aprenderem as ler e a escrever. Então vê-se a necessidade do atendimento individualizado através de reforço na leitura e memorização das famílias silábicas.
OBJETIVOS:
Compreender a relação entre as letras e os fonemas; Reconhecer as letras individualmente e agrupadas Desenvolver contato com o texto escrito desde os primeiros momentos de aprendizagem da leitura e da escrita Desenvolver tentativas de escrita desde os primeiros momentos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“ Em decorrência da concepção de conhecimentos de linguagem e de aprendizagem explicitados, ressalta-se que o objeto de processo de alfabetização é a própria língua Portuguesa em razão do que se torna como elemento norteador do ensino aprendizagem do texto escrito, enquanto