Papeis De Trabalho
1. O que são Papeis de trabalho?
2. Quais os tipos de Papeis de trabalho?
3. O que deve conter os Papeis de trabalho?
4. De que forma preparar os Papeis de trabalho?
5. Quais os objetivos dos Papeis de trabalho?
6. Qual a finalidade?
1.1 O QUE SÃO PAPEIS DE TRABALHO?
Os papeis de trabalho constituem a forma organizada de como os auditores realizarão a auditoria, desde os trabalhos de campo até a emissão do relatório de auditoria. Um registro permanente do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidas, bem como das suas conclusões sobre exames. É com base nos papeis de trabalho que o auditor irá relatar suas opiniões, criticas e sugestões.
2.1 QUAIS OS TIPOS DE PAPEIS DE TRABALHO?
Os papeis de trabalho são divididos em duas categorias:
Correntes: são utilizados na auditoria em curso
Permanentes: são os utilizados em mais de uma auditoria, arquivados em uma pasta permanente que reúne os papeis de trabalho com informações gerais de caráter permanente ou semipermanente, sobre um determinado órgão ou atividade da empresa, tendo como objetivo proporcionar a equipe de auditores uma rápida familiarização com a entidade a ser examinada.
E devem conter:
Cópia dos relatórios anteriores com as respectivas respostas dos clientes
Registro de reuniões com alta administração,
Registro de revisões pós-auditoria, com instruções para o próximo exame,
Comentário dos auditores sobre assuntos importantes, excluídos do programa de auditoria devido ao objetivo específico do exame,
Diversos organogramas, contratos, fluxogramas, informações financeiras históricas, resumo de horas despendidas no exame, diretrizes, instruções, atas de reunião, entre outros.
3.1 O que deve conter os Papeis de Trabalho?
Sempre que os papeis de trabalho forem elaborados manualmente o auditor deve fazer suas anotações a lápis preto, sendo que eles não podem conter rasuras.
Para que o auditor identifique claramente para qual empresa esta prestando o serviço,