PAPEIS DE TRABALHO
CONCEITUAÇÃO – Os papéis de trabalho estabelece a forma organizada de como os auditores irão realizar a auditoria, a começar dos serviços de campo até a entrega do relatório de auditoria. Em conformidade com a NBC – T – 11 – IT – 02, “... o auditor deve documentar todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar o parecer de auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das demonstrações contábeis.” Os papéis de trabalho organizam o relatório preparado pelo auditor ou fornecido a este na realização da auditoria. Eles completam um sistema organizado de registro de distinção da auditoria, mediante das informações em papéis, filmes, meios eletrônicos ou outros que confirme o intuito a que se reservam.
OBJETIVOS DOS PAPÉIS DE TRABALHO –
Dentre outras, podemos citar como importantes objetivos dos Papéis de trabalho, as seguintes:
· Auxiliar na execução de exames;
· Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;
· Servir de suporte aos relatórios;
· Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;
· Fornecer um meio de revisão por Supervisores;
· Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;
· Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.
Esses documentos se destinam –
Por isso, os Papéis de Trabalho devem ser completos quanto a:
• Ajudar no planejamento e execução da auditoria;
• Facilitar a revisão do trabalho de auditoria, e• Registrar as evidências do trabalho executado para fundamentar o parecer do auditor independente.
Todas as informações devem ser independentes, não havendo necessidades de acrescentar informações ou esclarecimentos .
CONFIDENCIALIDADE, CUSTÓDIA E