Estudo de Caso
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA.
1.2 O ProdutoPara Kotler (1998, p. 383), “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade”.
A empresa é a única produtora brasileira e a segunda mundial do pigmento de TiO², um pó branco, inorgânico e de uso seguro, utilizado para dar cor, brilho e opacidade a uma enorme gama de produtos do nosso dia-a-dia, como tintas, plásticos, papel, borracha, cerâmica, entre outros. Dependendo da composição do pigmento, é utilizado também na maquiagem, pasta de dente, protetor solar e cera para depilação.
No caso das tintas, por exemplo, o TiO2 confere maior poder de cobertura, brilho e durabilidade ás fórmulas, permitindo que as tintas modernas sejam mais eficientes, mais fáceis de aplicar e tenham um baixo impacto ambiental.
O TiO2 confere, ainda, poder de cobertura e brilho a plásticos e borrachas. Sua gama de aplicações se estende a papéis, cerâmicas, vidros, couros, fibras sintéticas e formulação de cores para tintas artísticas.
2. Estudo de CasoA empresa utiliza o custeio por absorção, em virtude da imposição de ordem legal e por estar de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade (Princípio da Competência).
Onde o produto absorve todos os custos de produção diretos, indiretos, variáveis e fixos, ou seja, todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
A Companhia trabalha com produção por processo, sistema em que os custos são acumulados por processo isto é, de acordo com cada etapa de fabricação (cada departamento, cada centro de custos e/ou cada processo).
O critério de rateio utilizado para os custos indiretos se dá pela apropriação dos itens através de rateio utilizando como parâmetro os departamentos.
A área de gestão de custo da empresa emite mensalmente relatórios gerenciais para proporcionar dados necessários para que as gerências em conjunto com a diretoria tomem