Banana
É rica em carboidratos e potássio, médio teor em açúcares e vitamina A, e baixo em proteínas e vitaminas B e C.
Histórico O cultivo de bananas pelo Homem teve início no sudeste da Ásia. Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Viajantes a levaram de lá para a Índia, onde é mencionada em escritas budistas datadas por volta de 600 a.C. A China tinha plantações de banana no século II d.C. Só se encontram, porém, plantações organizadas de banana a partir do século III d.C. na China. Seguindo com os viajantes, continuou sua expansão chegando a Madagascar, Guiné, Ilhas Canárias, Republica Dominicana, Haiti, Caribe e América Central e sucessivamente para outros países de clima tropical.
Nos séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana, mas elas permaneceram desconhecidas por muito tempo da maior parte da população europeia.
As bananas passaram a ser comercializadas com intensidade e internacionalmente no final do século XIX.
Importância econômica
Cultivada em mais de 120 países tropicais, ocupa cerca de 09 milhões de hectares. O Brasil é o segundo maior produtor mundial, tem cerca de 520.000 hectares plantados, com 07 milhões de toneladas produzidas, exportando apenas 3% da produção, com um valor estimado de US$ 52,5 mil. No Brasil a produção de banana está distribuída por todo o território nacional, sendo a região Nordeste a maior produtora (34%), seguidas das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%).
A área