banana
A desidratação de alimentos proporciona produtos compactos, fáceis de transportar e com valor nutricional considerado, já que nesse processo a água é removida. A retirada da água, traves de secagem, é um método eficaz de controle de desenvolvimento microbiano, consequentemente apresentando estabilidade no armazenamento.
A desidratação osmótica consiste na difusão da água do alimento para a solução e, a difusão do soluto da solução osmótica para o alimento. Este processo é utilizado como tratamento preliminar para outras técnicas de desidratação e visa melhorar a qualidade do produto final, como a estabilidade na cor, maior retenção de vitaminas, maior qualidade na textura, redução do custo de energia e possibilita a formação de novos produtos.
A desidratação osmótica é descrita como um processo parcial na desidratação de frutas após a desidratação por osmose, um método complementar como a secagem convencional deve ser utilizado a fim de obter um produto com boas características de conservação no que diz respeito a sua estabilidade química e microbiológica. Esse método consiste na remoção parcial de água dos alimentos, baseia se na imersão dos alimentos em soluções hipertônicas de um ou mais solutos originando dois fluxos principais simultâneos e opostos uma saída de água do produto para a solução e uma migração de solutos da solução para o produto. A saída de sólidos naturais do alimento e quantitativamente desprezível embora possa ser importante no que diz respeito às