Papéis de Trabalho da Auditoria
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
AILANE FERREIRA DE SOUSA COUTO
PAPEIS DE TRABALHO DE AUDITORIA
Camaçari
Junho 2013
AILANE FERREIRA DE SOUSA COUTO
PAPEIS DE TRABALHO DE AUDITORIA
Camaçari
Junho 2013
Súmario
Introdução 04
Finalidade 05
Características 06
Forma 07
Conteúdo 09
Modelos 10 Modelo de uma célula Mestra 12 Características Básicas 13
Pastas para arquivamento (tipos e características) 13
Conclusão 14
Referências 14
Introdução
Os papéis de trabalho constituem a forma organizada como os auditores realizaram a auditoria, desde os trabalhos de campo até a emissão do relatório de auditoria.
De acordo com a NBC – T – 11 – IT – 02, “... o auditor deve documentar todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar o parecer de auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das demonstrações contábeis.”
Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências de auditoria, por intermédio de informações em papéis, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.
Segundo Attie (1998), os papéis trabalho são o conjunto de formulários e documentos extraídos na realização da auditoria, ou seja, é constituída de evidências do trabalho realizado bem como o fundamento de sua opinião. Para Almeida (1996, p. 68), os papéis de trabalho representam o registro de todas as evidências, por meio da