Paper sobre igreja medieval
Hany ...................
Professora - ................
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (....) – Prática do Módulo
../../..
RESUMO
Durante o período conhecido como Idade Média, enquanto o Império Romano do Ocidente, se desmantelava devido as migrações e invasões bárbaras, grande força se erguia, o Papado. A Igreja era a única instituição que se subsistia organizada exercendo importante papel em diversos setores da vida medieval. Contudo, além do poder espiritual a Igreja, representada pelo Papa acumulou poder temporal o que levou-a envolver-se em diversos conflitos internos e com as monarquias medievais.
Palavras-chave: Igreja; Investiduras; Inquisição ; Cruzadas.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo relata informações a respeito da Igreja Católica no período conhecido como Idade Média (século XI – XV). Informações referentes a sua origem, organização do clero, participações em conflitos, tanto interno, quanto com as monarquias medievais. A citar: o movimento reformista liderado pela Ordem Religiosa de Cluny e a Questão das Investiduras.
Relata também, que não só no campo espiritual, mas no material a Igreja alcançou grande poder e influenciou nos mais diversos setores da vida medieval. A citar, a criação dos Tribunais de Inquisição e sua participação nas Cruzadas.
2 A IGREJA NA IDADE MÉDIA: ORIGEM E ORGANIZAÇÃO
Após a morte de Cristo, sua doutrina foi pregada e difundida pelos discípulos, a princípio nas comunidades judaicas do Oriente, mas logo atingiram Roma e todas as terras que na época faziam parte do Império Romano. A mensagem deixada por Cristo tomou uma feição universal, dirigindo-se a todos os homens. Nos primeiros tempos não havia distinção dos seus membros, nem mesmo, uma estrutura física para seus encontros. Eles se reuniam nas catacumbas e nas casas de particulares para ouvirem os feitos da missão de