Inquisição
Acadêmica: Dereni Pereira
Professor: Carlindo Klug
UNIASSELVI
Turma: HID0158 História Medieval
Pólo: FAROL – Rolim de Moura
05/12/2011
Resumo:
O presente paper relata a importância de conhecere estudar a Inquisição que tem como história o relato de todos os acontecimentos maléficos promovidos pela Igreja Católica durante a Idade Médiaa prática da tortura para obter confissões de pessoasacusadas de heresias. Durante muitos séculos esta Instituição poderosa, procurou heresia nos reinos e nas colônias, homens e mulheres de diferentes classes sociais por não crerem, pensarem, ou se comportarem de forma diferente dos padrões e regras impostas pela Igreja católicaromana, eram presos torturados e mortos.
Palavras-chave: Heresia. Inquisidor. Tribunal.
Introdução:
O objetivo deste paperé pesquisara respeito da Inquisição para mostrar como aconteceulongo e doloroso período da inquisição depois das primeiras buscas e leituras,mefez compreender,como foi perverso e monstruoso o processo dainquisição eclesiástico.
Ao contrário de muitas outras religiõesa Igreja Católica tem uma estrutura hierárquica com uma burocracia central. Nos primeiros anos da igreja, havia várias seitas concorrentes que se chamavam cristãos. Mas depois o Imperador Constantino I (280? -337 DC) fez do cristianismo a religião oficial do Império Romano e as estruturas administrativas locais foram puxadas juntas em uma hierarquia centrada em Roma, os argumentos doutrinários foram resolvidos pelos Concílios da Igreja. O poder adquirido pela igreja na idade média criou-se em meio a contradições que serviram de base para sua consolidação e expansão do cristianismo.
Assim, a igreja origina-se em pleno Império Romanoe pelas lacunas deixadas por este império, até que nos fins do século IV identificou-se com o Estado, e foi levada ao reconhecimento de religião oficial e dominante daquele Império.
Porém, toda essa organização hierárquica contribuiu de forma