Bolsa familia
a) EXPLIQUE a diferença conceitual entre os termos policy e politics, APONTANDO a relação entre os termos:
Politics: refere-se ao uso de procedimentos diversos que expressam relação de poder e se destinam a alcançar ou produzir uma solução pacífica de conflitos relacionados às decisões públicas.
Policy refere-se à formulação de propostas, tomadas de decisão e implementação de atividades de organizações públicas, tendo como foco a coletividade, a mobilização de interesses e disseminação de conflitos. Significa a atividade do governo em desenvolver políticas públicas, a partir do processo da política. Os termos policy e polictis estão diretamente relacionados na prática política e interligados às políticas públicas. Pode-se dizer que as políticas públicas (policy) são resultantes da atividade política (politics), pois compreendem o conjunto das decisões e ações para atender os anseios dos membros da sociedade.
b) EXPLIQUE a importância da percepção da distinção existente entre “atividades coletivas” e “políticas públicas”: As atividades coletivas se diferem das políticas públicas por que as atividades coletivas são atividades realizadas por entidades privadas como igrejas, condomínios, ONGs. Elas podem até ter o interesse público, visando a coletividade e privilegiando famílias, porém a ação é privada, não partindo de um órgão governamental. Já as políticas públicas são atividades políticas e de interesse público, partindo de um órgão governamental, visando a coletividade, com base no poder imperativo do Estado.
Parte II
a) De acordo com o texto, a análise de políticas públicas, “é uma empreitada multidisciplinar que visa interpretar as causas e consequências da ação do governo” (pp.23). APONTE a definição completa a partir dos escritos de Ham e Hill (1993), indicando a origem do surgimento da Análise de Política e as duas grandes categorias em que são classificados tais estudos.
De acordo com Ham e Hill (1993) o surgimento da