Comando linux
Suponha que você seja dono de um serviço dehospedagem de sites e diariamente precisa disponibilizar, numa pasta acessível por FTP, o arquivo de log de acessos de um cliente. É trabalhoso fazer isso manualmente e na pior das hipóteses, você pode esquecer. Felizmente, o Linux conta com o serviçocron, que permite a realização de tarefas programadas em dias e horários determinados por você. O objetivo deste artigo é mostrar como fazer isso.
O que é cron
O cron pode ser interpretado como um serviço do Linux que é carregado durante o processo de boot dosistema. Trata-se de uma ferramenta que permite programar a execução de comandos e processos de maneira repetitiva ou apenas uma única vez.
No caso citado da introdução, você poderia usar o cron para que o arquivo de log de um cliente fosse disponibilizado todos os dias às 15 horas, por exemplo. Isso é possível porque o daemon (uma espécie de programa que executa tarefas em segundo plano) do cron executa os comandos nas datas e horários especificados. A cada minuto, o cron é acionado para verificar se há tarefas a serem realizadas.
Para executar as tarefas, o cron usa uma espécie de tabela conhecida como crontab. O arquivo crontab geralmente fica localizado no diretório /etc, mas também pode estar em um diretório que cria um crontab para cada usuário do sistema (geralmente em /var/spool/cron/), tudo depende das configurações do sistema operacional utilizado.
Como usar o cron
O primeiro passo é abrir o crontab. Para isso, você pode usar editores de textos como vi, emacs ou nano. Também é possível digitar o comando crontab -e para editar o arquivo exclusivo de seu usuário. Neste caso, a edição é feita como se você estivesse usando o vi.
O crontab tem o seguinte formato:
[minutos] [horas] [dias do mês] [mês] [dias da semana] [usuário] [comando]
O preenchimento de cada campo é feito da seguinte maneira:
- Minutos: informe números de 0 a 59;
- Horas: informe números de 0 a 23;
- Dias do mês: informe