Bolsa familia
Andressa Negri
Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda do governo federal, criado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e instituído pela Lei 10.836/04 de 9 de janeiro de 2004. Em parceria com os estados e municípios, ele tem como finalidade amenizar a extrema pobreza do país, concebendo mensalmente benefícios em dinheiro as famílias necessitadas.
Desde 2006 o PBF está presente em quase todos os municípios do país, atendendo mais de 11 milhões de famílias, sendo o maior em termos de alcance social. Pela primeira vez está se conseguindo mudar significativamente a tendência histórica que é caracterizada a concentração de renda e de propriedade do Brasil.
Na verdade o programa Bolsa Família foi a evolução dos programas de complementação de renda brasileiros. Evolução porque juntou todos os programas em um só, unificando os procedimentos do Programa Nacional de Acesso à Alimentação (PNAA), auxilio gás, bolsa alimentação e bolsa escola criados pelo governo FHC, aumentou os benefícios pagos e incluiu milhões de famílias que antes não faziam parte de nenhum programa, dando garantia de acesso a serviços essenciais.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o mercado de trabalho foi responsável por dois terços da queda de desigualdade no Brasil, e o Bolsa Família pelo outro terço entre 2001 e 2004.
Para Jorge Abrahão de Castro e Lucia Modesto (2010, p. 324) “Os esforços, no sentido de integrar as várias ações e programas em uma coesa política de promoção social mediante inclusão produtiva, estão apenas no seu início.” Tento que gradativamente ser readequado, com uma preocupação das ações do Estado como um todo.
O programa é o elemento central do eixo de transferência direta de renda. Entretanto ele vai além, ampliando as oportunidades de desenvolvimento das famílias, reduzindo a pobreza, a fome, à desigualdade, garantindo dignidade e acesso a saúde, a educação, a assistência social, a segurança, a proteção a