bolsa familia
O Programa Bolsa Família é um Programa de transferência direta de renda com condicionalidades do Governo Federal, que auxilia milhões de famílias pobres em todo o País. O controle social realizado através das Instâncias de Controle Social - ICS, das três esferas de governo, servem para contribuir no planejamento, fiscalização, acompanhamento e na avaliação do Programa. O assistente social tem papel determinante neste contexto, pois é quem realiza o contato com as pretensas famílias a serem beneficiadas. O presente trabalho visa fazer breves considerações a respeito do Programa Bolsa Família, sobre as atribuições e o desempenho das Instâncias de Controle Social do Programa Bolsa Família e, sobre o papel do assistente social neste contexto.
Palavras chave: Programa Bolsa Família. Controle Social. Assistência Social.
INTRODUÇÃO
O Programa Bolsa Família é um Programa de transferência direta de renda com condicionalidades do Governo Federal , que favorece milhões de famílias em situações de vulnerabilidade em todo o País. Neste contexto, o Controle Social tem papel primordial em cada componente do Programa, e é exercido por Conselhos designados ou criados especificamente para acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações de cadastramento das famílias, da manutenção dos benefícios, da gestão das condicionalidades, da articulação de programas complementares e da fiscalização. O assistente social também desempenha importante papel neste programa, pois é quem identifica juntamente com os conselheiros quais as famílias estão em situações de vulnerabilidade e necessitam dos benefícios do Programa Bolsa Família.
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise sobre o Programa Bolsa Família, sobre a importância do controle social no Programa Bolsa Família, e também o papel desempenhado pelo assistente social no acompanhamento das famílias que pretendem receber e que já recebem o benefício.
Este trabalho representa uma discussão inicial na