FIchamento Inquisição Luiz Roberto Lopez

1777 palavras 8 páginas
Fichamento
LOPEZ, Luiz Roberto. História da Inquisição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
1. INTRODUÇÃO
“Quando a Europa burguesa emergiu dos escombros do universo feudal, após a Revolução Francesa, apareceu toda uma literatura que pintou a Inquisição com as piores cores possíveis, acentuando dramaticamente sua atuação repressiva.” (pg. 10)
“Uma verdadeira história da Inquisição implica contemplar todas as variáveis possíveis e aceitar-se como uma história posicionada a partir de um determinado enfoque metodológico. Em seu tempo, a Inquisição cumpriu um papel político – escrever sobre ela hoje em dia também o é.” (pg. 10)
“Grigulevich diz que a Inquisição surgiu para combater a heresia enquanto a dominação vigente, ao passo que Guy e Jean Testas dizem que ela nasceu para enfrentar “os perigos que ameaçavam a Igreja” e para extirpar um mal “tão profundo” que “roia a Cristandade.” (PP. 15-16)
“(...) Grigulevich parte de uma visão teórica que faz com que o célebre tribunal seja visto dentro do contexto de conflitos sociais e políticos da época. Guy e Jean Testas usam o contexto como desculpa para o que consideram desvios das finalidades originais da Inquisição.” (pg. 18)
2. INQUISIÇÃO E HERESIA
“As origens da Inquisição estão ligadas ao momento histórico em que a Igreja se tornou poder e parte de um sistema institucionalizado de dominação feudal. Com o triunfo do cristianismo no Baixo Império Romano, no séc. IV, Igreja e Estado estabeleceram, progressivamente, tal identidade de interesses que heresia passou a identificar-se como crime político e vice-versa.” (pg. 21)
# A questão da arte
“O cristianismo florescera, inicialmente, entre as classes pobres, fornecendo conforto espiritual e amainando a desilusão diante do fracasso das revoluções sociais. Entretanto, à medida que a Igreja se tornou poder, ela se afastou de suas origens e se identificou com o universo feudal.” (pg. 22)
“A esse poder se ligou uma concepção de mundo. Numa sociedade feudal que

Relacionados

  • Texto de ciro flamarion cardoso - os domínios da história
    185024 palavras | 741 páginas
  • Dominios da História
    197845 palavras | 792 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas