Iluminismo
O Século das Luzes foi um período de muitas mudanças, de muitas ideias novas, onde filósofos se detinham de princípios revolucionaria que davam valor a sociedade e aos pequenos, onde os ideais permitia a todos a liberdade de pensamento, onde o racionalismo oferecia os diretos de pensar e manifestar, onde também o conhecimento cientifica se propagou levando a varias descobertas que dava a todos um leque de opções para criar suas próprias decisões e princípios. Sem duvidas o século XVIII, marcado com esses princípios, foi um tempo de liberdade de pensamento e de triunfo da razão.
1. O QUE FOI O ILUMINISMO?
O Iluminismo, ou Era do Iluminismo ou também Era da Razão como também poderia ser definido, foi um movimento cultural que aconteceu no século XVIII na Europa, onde as elites dos intelectuais visavam reformar a sociedade, tirando a mesma das razões impostas pela igreja e pelo Estado. Foi uma época onde as pessoas “saíram das trevas e foram para luz”, começaram a indagar, criar opiniões, ter a liberdade de pensamento.
Entre todas as definições possíveis para o Iluminismo, a que mais firma a ideia é a razão, classificada por muitos historiadores como palavra-chave para entender o Iluminismo, onde o racionalismo era defendido, para sustentar o valor da sociedade, onde podemos entender a definição “de Luz” e “Trevas”: Luz= Razão; Trevas= Igreja e Estado.
Porem uma passagem antes do Iluminismo já havia dado inicio ao racionalismo, quando a chamada “revolução cientifica”, que aconteceu no século XVII, deu um avanço na ciência com varias teorias, onde se destacava a descoberta da lei da gravitação universal, desenvolvida por Isaac Newton; onde também a teoria heliocêntrica de Copérnico foi aprofundada por Galileu Galilei, entre outros, que mostraram que nem tudo se girava a base das definições religiosas. Onde os matemáticos começaram indagar e tentar descobrir e levantar teorias, o que mostrava muito bem uma característica visível da RAZÃO.
Foi