1a atividade 2010
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Alfabetização e Linguagem
PROFESSORES: Profª. Drª. Flavia Zanutto Profª. Drª. Cristiane Carneiro Capristano
ACADÊMICO:
ATIVIDADE 01
JACAREZINHO
2012
(A) Atividade 2 do Capítulo 1 (Letramento, alfabetização e escrita, p. 28):
Tomando por base o texto intitulado ¨Letramento, alfabetização e escrita¨, do capítulo 1 do livro ¨Letramento e Escrita¨, podemos definir o letramento como uma prática sócio-histórica em que os membros de uma determinada sociedade organizada em torno de um sistema de escrita participam de atividades em que a escrita, ou seja, ler e escrever se faz presente e obrigatória.
Em vista disso, o letramento ou as práticas de letramento estão relacionadas a como os indivíduos de determinados grupos participam ativamente de práticas sócio-históricas em que existe a escrita. Assim, dentro desses grupos as práticas de letramento como a leitura e a escrita estão intrinsecamente ligadas às pessoas que muitas vezes não percebem isso, uma vez que até nas atividades mais simples do cotidiano existe a presença da escrita que influencia as relações entre os indivíduos dos grupos sociais.
Cabe ressaltar que para os indivíduos participar ativamente das práticas de letramento não é preciso que eles saibam codificar e decodificar os signos lingüísticos, isto é, entender o funcionamento da língua adotada por seu grupo social, basta que eles saibam entender e ser entendido pelo grupo em que estão inseridos. Os processos de letramento e alfabetização relacionam-se entre si, embora possuem algumas diferenças.
A alfabetização de modo geral é conceituada como um processo em que é ensinada a leitura e a escrita para as crianças nas primeiras etapas da escolarização.
É através da alfabetização que o indivíduo entra em contato com a