Ar condicionado
AR CONDICIONADO
São Paulo
- 2011 –
SUMÁRIO
Introdução ...............
Desenvolvimento ......
Conclusão ................
INTRODUÇÃO
Neste relatório farei uma apresentação dos principais componentes de um ar condicionado automotivo.
- Aulas Teóricas.
Ar Condicionado
A definição de ar condicionado é o arrefecimento, o aquecimento e o refrigeramento do ar numa determinada área.
Para entendermos melhor seu funcionamento irei mostrar seus componentes.
O ar condicionado automotivo contém seis componetes :
1- Válvula de expansão / Tubo orifício
2- Evaporador
3- Ventilador
4- Compressor
5- Condensador
6- Filtro secador / Filtro
Compressor
Primeiramente vamos falar sobre Compressor, pois é ele quem faz o sistema funcionar, pois sem ele não ocorreria o refrigeramento.
Sua função é comprimir o fluido refrigerante que foi retirado do evaporador na forma gasosa em baixa pressão e baixa temperatura, liberando este fluido em seguida para o condensador. Assim, o fluido atinge uma temperatura mais elevada, que ocorre devido a dois efeitos: o primeiro é que este fluido ao ser comprimido é forçado a sair por uma tubulação de tamanho menos do que quando entrou no compressor. O segundo efeito é o fato do fluido ter alta concentração de calor latente, assim acontece a absorção da energia do ambiente que está sendo resfriado. O compressor com esta função faz o fluido refrigerante circular por todo o sistema.
No compressor será ligado duas mangueira, uma de alta pressão ( normalmente vermelha ) e outra de baixa pressão ( normalmente azul).
Condensador
O Condensador tem uma função muito importante para o resfriamento de ambientes, ele é responsável pela transformação do fluido gasoso aquecido em