Como escrever uma carta
Ao produzir uma correspondência, não se deve faltar: local, data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.
Sintetize o conteúdo de cada uma das cartas:
Na carta, o remetente CLM, leva ao conhecimento de Senhora Sabrija Gerovic sua opinião quanto ao abuso provocado por soldados Sérvios e promove reflexão através do conteúdo mencionado em seu texto, já que de forma clara, mostra a Senhora Sabrija que não deve se livrar de uma violência cometendo outra: o aborto.
Em “Outra carta da Dorinha”, a leitora Dora Avalante, envia uma carta falando sobre o que ocorreu com sua amiga em uma lipoaspiração. A remetente, preocupada com os erros de português da carta, deixa claro que isso esta ocorrendo pelo fato de ter fraturado a mão e pedido ao surfista Douglas (que pouco entende de português) redigir a carta para ela.
Produza um texto comentando a exploração do gênero textual das cartas nos dois casos.
Em “Carta à Senhora Sabrija” a linguagem é formal, pois se trata de um assunto delicado e a finalidade da carta é promover reflexão a Senhora Sabrija diante de um abuso. A linguagem se adequa a situação.
Já em “Outra Carta de Dorinha” a linguagem é coloquial. Isso está claro nas expressões, gírias e contexto usado no desenvolvimento da carta.
Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2012
Senhora Sabrija Gerovic,
Venho através desta prestar meus sentimentos pelo ocorrido e pedir-lhe consciência ao tratar de um assunto tão delicado. Entendo sua dor, mas ainda assim, preciso mostrar-te que o aborto nem sempre é a melhor solução. Tirar a vida de quem nada fez contra a senhora, além de não promover justiça, poderá causar-te complicações, como perfurações do útero, hemorragia e depressões.
Por favor, reflita e faça o possível para seu bem-estar.
Com carinho,
Ana Licia