PAPER PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Carina Lucieta Dallabrida
Tânia Marisa Jansen de Cordova
Prof. Fernanda Germani de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Psicologia (PSI 24) – Psicologia da Aprendizagem
09/05/08
RESUMO
Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa histórica da psicologia e da psicologia escolar no Brasil, mostrando seus principais pontos. Em seguida apresentamos reflexões acerca da profissão do psicólogo escolar, qual é seu papel, onde ele atua.
Palavras-chave: Psicologia; história; psicologia escolar.
1 INTRODUÇÃO
A importância e a atualidade respectivamente se justificam, porque somente quando analisamos como a psicologia respondeu ao longo de sua historia, enquanto ciência, ao chamado educação, é o que podemos entender o significado da participação dos psicólogos na escola atualmente e visualizar as possibilidades de atuações alternativas.
No Brasil, conforme nos fala Goulart (2003), foi a psicologia que derivou a psicologia da educação. Mesmo assim ele também alerta que, se o sistema na educação continua assim, não se vê mudanças significativas ao longo dos anos. A partir dessas questões a respeito das explicações oferecidas pela psicologia aos problemas da educação, faz-se uma postura comprometida com as preocupações com a comunidade educativa, contribuir para a melhoria das práticas em contextos educativos e concretos. O que precisa ser levado em conta é a necessidade de adotar postura ideológica e moral.
Para que possamos entender o contexto, é preciso compreender nosso estar no mundo, situando-nos historicamente. Nesse artigo faremos um breve relato ao longo da historia, dando a relação da psicologia com a educação.
2 BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL
Segundo o site da Wikipedia, a psicologia (do grego Ψυχολογία, psychologhía, termo derivado das palavras ψυχή, psyché, "alma", e λόγος, lóghos, "palavra", "razão" ou "estudo") é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos,