Matemático
Aury de Sá Leite - aury@feg.unesp
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Guaratinguetá
Av. Dr. Ariberto P. Cunha, 333 - CEP 12500-000 Guaratinguetá - S.P.
Palavras Chave: Educação Matemática; Máquinas de Calcular; Computadores, Softwares Educativos.
Categoria: Relato de experiência ("Position Paper")
Nível de Escolarização: 1o/2o/3o Graus
RESUMO:
Este é um "position paper" sobre o uso de computadores nas salas de aula. O que se faz ao longo deste artigo é buscar subsídios científicos e subsídios colhidos na prática escolar que foram sendo incorporados à experiência do autor, para se analisar o uso dos computadores nas salas de aula e, disto, poder tirar de forma lógica e conseqüente uma série de conclusões e emitir algumas sugestões.
Neste artigo vai-se analisar o papel do professor como aquele que decide sobre o conteúdo a ser exposto e planeja como deverá expô-lo; vai-se analisar o professor como sendo aquele que deveria poder escolher o material, ou mais, o ferramental a ser utilizado em seu trabalho docente; vai-se discutir a dicotomia existente entre o discurso pedagógico dos educadores e a prática pedagógica; vai-se analisar o ferramental disponível para auxiliar a docência, desde os mais comuns até os mais sofisticados, o que finalmente, incluirá o computador. Sobre o ferramental auxiliar à docência vai-se discutir o papel das máquinas de ensinar, o papel das calculadoras, o papel dos computadores. Vai-se propor uma metodologia para a análise de softwares educacionais e vai-se analisar o processo de criação e manutenção de um Laboratório de Informática.
O artigo está dividido em 9 itens, a saber:
1.- INTRODUÇÃO - Onde se discute o que seja um "position paper", ou um "artigo de posicionamento", e se expõe os objetivos gerais do artigo.
2.- O PAPEL DO PROFESSOR - onde se procede a uma análise do papel do