Paper pedagogia
O presente trabalho discute os diferentes métodos e estratégias utilizados para avaliar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Mostrando através de diferentes enfoques como é possível realizar a avaliação da aprendizagem. Cada forma de avaliar apresenta suas particularidades e características, proporcionando ao professor subsídios para verificar a aprendizagem. Cabe aos educadores buscar diferentes tipos de avaliação, para melhorar o rendimento dos alunos e sua prática pedagógica.
Palavras-chave: Avaliação; Aprendizagem; Alunos.
1 INTRODUÇÃO
A avaliação tem se constituído em um dos principais mecanismos de sustentação do trabalho escolar, é uma tarefa didática necessária aos docentes, que devem acompanhar todo o processo de ensino e aprendizagem.
Por meio da avaliação, os resultados obtidos pelos alunos são comparados com os objetivos propostos pelo professor, para que se constatem os avanços, dificuldades, habilidades, e que se façam as correções necessárias. Segundo LIBÂNEO (1991) “A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”.
A avaliação é uma tarefa difícil e complexa a ser realizada pelos educadores, neste sentido esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de conhecer e buscar informações sobre os métodos utilizados durante o processo de avaliação dos educandos.
A avaliação da aprendizagem representa um aspecto fundamental do processo educacional e merece toda a atenção do professor e da escola. [...] Avaliar o desempenho do educando é tomar consciência do seu aproveitamento nos estudos com relação às suas próprias possibilidades e com relação ao grupo a que ele pertence (NÉRICI, 1988, p.184).
Diante do exposto, o professor, ao avaliar deve recorrer a técnicas diversificadas e instrumentos variados, diagnosticando, assim, todo o processo avaliativo, fazendo uma reflexão de sua própria prática