Paper de pedagogia
Educação Difusa
Suzamari dos santos
Profª Viviane Aparecida Gomes Belz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 9411)-Historia da Educação 12/12/2009
RESUMO
Este artigo tem por objetivo de apresentar, de forma bastante breve, a história da educação entre os povos primitivos, neste período o sistema de aprendizagem era dado principalmente pela educação Difusa, pela a imitação, no qual a criança aprendia,imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais,na sociedades tribais a aprendizagem acontecia a todo instante,em todos os lugares e todos participavam do processo educativo,mantinha-se o princípio de que ¨todos se educam¨,é essencialmente uma educação natural,espontânea,inconsciente,adquirida para toda a vida.
Palavras- chave: História da educação. Povos primitivos. Imitação.
1. INTRODUÇÃO
Ainda hoje existem regiões onde não há escolas, no entanto a educação não deixa de ocorrer, embora aconteça por processos diferentes daqueles utilizados pelo sistema escolar. Ao estudarmos a História da Educação percebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva não se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente, no entanto, existia educação, cujo objetivo é promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas e no dia-a-dia com as atividades cotidianas de seu grupo e/ou tribo.
2. A educação entre povos primitivos
A educação existe mesmo onde não há escolas, nas sociedades dos povos primitivos, por exemplo, não existem escolas nem métodos de ensino, no entanto a educação não deixa de acontecer; neste sentido Monroe (apud PILETTI; PILETTI, 2006, p.12) diz que havia nesse período [...] o ajustamento da criança no seu ambiente físico e social por meio das experiências passada. A educação primitiva baseava-se na