Paper metodologia
TEMA: Os benefícios da dança inclusiva com cadeira de rodas para pessoas com deficiência.
Título: Dança inclusiva com cadeira de rodas
Problema: Qual benefício à dança inclusiva com cadeira de rodas trará para deficientes físicos?
Justificativa: Para um deficiente físico a dança traz muitos benefícios, como: Prevenção de rigidez articular; estimulação da musculatura, coordenação e resistência física; diminuição de contraturas; age na circulação do sangue e artérias, o que favorece a nutrição dos tecidos; melhoria cardiorrespiratória; agilidade no manejo da cadeira de rodas; equilíbrio do tronco; auxilia no aspecto físico e na conscientização corporal, já que, aumenta na pessoa a percepção e o contato com seu próprio corpo. Isto justifica a importância desta pesquisa.
Objetivo: Sugerir tipos de dança aplicada a pessoas deficientes. Pesquisar sobre quais tipos de deficiências podem praticar a dança.
Referencia
CALDAS, Danielle Christine de Aragão, A DANÇA EM CADEIRA DE RODAS: um processo de inclusão do aluno com deficiência física na sociedade. Net, Joao Pessoa – PB, 2011. Disponível em:
http://www.cbdcr.org.br/wp-content/uploads/MONOGRAFIA_DANIELLE_CALDAS.pdf
1 Deficiência Física
1.2 Conceito e definições
No passado os vários distúrbios motores eram tratados apenas como um problema de músculos fracos, ou articulações deformadas. Apesar de ser verdade em casos particulares, o problema mecânico devem ser tratados com procedimentos ortopédicos eterapêuticos. Segundo Silva (1986) é possível que as anomalias congênitas ou adquiridas existam desde o inicio da civilização. Os deficientes eram considerados aberrações, e julgados como estorno da sociedade, por não terem algo como força de trabalho e por representara força demoníaca (castigos, maldição, magia negra).
2 A dança na cadeira de rodas
2.1 Breve histórico da dança
Clarke (1981) diz que a