Paper metodologias avaliativas
Viviane Tavares Guterres
Professor-Viviane Roncato
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0255) – Estágio disciplinas pedagógicas
1 RESUMO
Através de leituras e pesquisa, busca-se uma resposta para a questão da avaliação escolar, para quê avaliar? Para quem avaliar? Como avaliar e porque avaliar. Para a pergunta: “avaliar para quê?”, podemos encontrar uma gama enorme de respostas. Desta maneira, as informações colhidas através de entrevistas com professores e leituras, nos reflete uma realidade bastante critica. Estamos avaliando o aluno ou suas dificuldades? através desta avaliação busca-se auxilar o aluno ou estigmatiza-lo através de uma nota atribuída ao seu rendimento escolar? Metodologias diversas são aplicadas no intuito de buscar um significado a estas questões, ressaltando que o fundamental é que a avaliação seja um meio para alcançar fins e não um fim em si mesma.
Palavras-chave: avaliação, metodologia, aluno.
1 INTRODUÇÃO
A avaliação é uma tarefa que deve ser permanente ao trabalho do professor, acompanhando diariamente o processo de ensino aprendizagem de seu aluno, sendo que, através dela procura-se diagnosticar os resultados obtidos e compara-los aos objetivos propostos, a fim de verificar os progressos, dificuldades e procurar orientar o aluno para correções necessárias, sendo a avaliação uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar do aluno e também do professor.
Buscando definir avaliação, segundo Luckesi “a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”. Deste ponto de vista avaliação é apenas uma ferramenta que “diagnostica” o “erro” atribuindo uma nota ou conceito, sem antes buscar aonde está realmente o foco a ser avaliado.
O melhor entendimento da