PAPER JACIARA
Eduarda Coró Mattioni
Jaciara Aline Thomzack Janaiza Eloine Thomzack
Jéssica Cristine de Godoy Porto
Profª Ms. Luciane Sippert
Faculdades Alternativas Santo Augusto - FAISA
Cursos de Administração e Ciências Contábeis – Disciplina de Metodologia da Pesquisa
01/12/2012
RESUMO: O artigo aborda o cenário fiscal no município de Santo Augusto, Rio Grande do Sul em relação à utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), onde empresas do maior setor econômico do município apresentam-se obrigadas a utiliza-la. E que com o decorrer do tempo as mudanças acontecerão em outras empresas. O delineamento do trabalho se deu através do estudo de conceitos e foi conduzido por uma pesquisa qualitativa, mediante documentos e entrevistas. A entrevista foi conduzida por um questionário e buscou enriquecer o trabalho apresentando a percepção dos empresários do município. Os resultados apontam para mudanças no mercado econômico, e a relação entre contribuinte e fisco alinha a alterações.
PALAVRAS - CHAVE: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Paradigmas. 1 INTRODUÇÃO A realização da pesquisa buscou apresentar considerações sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), verificando a sua utilização nas empresas do município de Santo Augusto no Rio Grande do Sul. Para tanto se fez necessário conhecer conceitos a respeito da NF-e, e buscar descobrir dados quanto à utilização da nota fiscal eletrônica pelas empresas santoaugustenses e analisar as opiniões emitidas quanto ao uso do novo mecanismo.
O presente projeto de pesquisa se justifica pela necessidade de acompanhamento e avaliação das constantes evoluções tecnológicas. Neste caso, será feita a analise de um mecanismo que envolve toda a sociedade, mas afeta principalmente os serviços profissionais de administradores e contabilistas: a Nota Fiscal Eletrônica, que vem impondo mudanças e quebra de paradigmas.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
A maioria dos empresários brasileiros já se