Monocotiled neas e eudicotiled neas
694 palavras
3 páginas
Monocotiledôneas e eudicotiledôneas MonocotiledôneasO que são plantas monocotiledôneas?
As Monocotiledôneas são um grupo de plantas angiospérmicas (angiospermas ) que se caracteriza taxonomicamente na botânica como categoria de planta cujo embrião tem, tipicamente, um só cotilédone que são as folhas iniciais dos embriões das plantas, raiz fasciculada (raízes ramifcadas) e folhas paralelinérveas. Este grupo taxonômico é nomeado agora Liliopsida de acordo com o gênero tipo Lilium, ao qual pertencem os lírios.
Característica
Monocotiledônea
Sementes
Um cotilédone reduzido, sem reserva
Folhas
Bainha geralmente desenvolvida, nervuras paralelas Caule
Feixe lenhoso fechado, sem cilindro cambial
Organização de pétalas
Geralmente em base 3 (trímeras)
Fruto
3 carpelos(Os carpelos são, anatomicamente, folhas modifcadas que se fecham sobre os óvulos, formando o ovário das flores.)
Raíz
ramifcada
Pólen
Monossulcado (Um grão de pólen monossulcado é aquele que apresenta apenas uma abertura na sua membrana externa do grânulo de póle
n)
Exemplos de plantas monocotiledôneas LILIÁCEAS: A maioria é formada de ervas, frequentemente com bulbos( correspondente ao caule). Sua flor tem três pétalas ou múltiplos de três. Incluem as açucenas, os lírios, a tulipa, o alho e a cebola. PALMÁCEAS: Formam um caule cilíndrico que não possui ramos vegetativos(que não tem galhas); apresenta cicatrizes deixadas pela queda de suas grandes folhas. Exemplos: coqueiros, palmeiras e palmiteiros. GRAMÍNEAS: Suas flores são bastante modifcadas e formam espigas.
Incluem os cereais (como trigo e cevada) e um grande número de plantas silvestres, normalmente herbáceas e com caule oco, como o bambu. ORQUIDÁCEAS: São herbáceas com flores frequentemente muito chamativas. Apresentam adaptações que atraem insetos. Algumas até mesmo simulam insetos fêmeas e conseguem atrair machos que as polinizam. Eudicotiledôneas
As eudicotiledôneas, assim como as chamadas angiospermas basais possuem dois