TP1 SEMINARIO TFGs
349 palavras
2 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISSEMINÁRIOS DO TFG
TP1- SEMINÁRIOS TFGs
Gleisson Dutra
Belo Horizonte
21 de Agosto
HABITAÇÃO ECONÔMICA
Proposta em “Light Steel Frame”/Ligia Masseto/USP
CONCEITUAÇÃO
A principio foi feito um estudo do problema habitacional vivido na região, levando em consideração a grande demanda de habitações, o baixo investimento governamental e o crescimento desordenado das cidades.
Associado ao esgotamento da capacidade territorial da região, tem como resultado o crescimento desordenado da cidade, muitas vezes sem que haja um adequado planejamento urbano. dessa forma, uma parcela desta população tem ocupado áreas periféricas de forma irregular e que, consequentemente, não atendem às principais necessidades básicas.
Conclui-se que esse déficit habitacional só poderá ser suprido através de políticas governamentais, uma vez que a faixa de renda da população indigente não possui potencial de consumo no mercado privado. Para isso é interessante a utilização de sistemas construtivos racionalizados e industrializados, tendo em vista que eles permitem maior produtividade e, consequentemente, menor prazo de construção. Além disso, esse tipo de sistema construtivo possibilita menores perdas na produção, seja ela relativa aos materiais ou mão-de-obra.
CONJUNTO AUTOCONSTRUÍDO/OSASCO-SP
JÚLIO CASAGRANDE TANGO/USP
PROJETO
Após o desenvolvimento do trabalho, concluiu-se que tal tecnologia construtiva é realmente vantajosa para aplicação em larga escala, como no caso de conjuntos habitacionais. Porém, é necessário ter em mente suas limitações, como, por exemplo em relação ao gabarito máximo de oito pavimentos.
Ficha técnica do Projeto:
Habitação econômica com foco em his (habitação de interesse social):
Dois edifícios de quatro pavimentos cada um
60 unidades habitacionais padrão (área=46m2), 5 unidades habitacionais adaptadas (área=58m2) e 60 unidades comerciais (área=23m2)
Terreno: área=9.941m2
Estrutura em "light steel framing",