A Discrimina o e o Preconceito no Decorrer dos Tempos
Fabiano Alves Pereira1
Preconceito, dominação, discriminação, exclusão... São todas características inquestionavelmente presentes no mundo atual. No entanto, fazendo uma análise historiográfica, percebemos que tais conceitos não são recentes. São tão antigos quanto a própria humanidade. Fatores como a divisão do trabalho, nascimento do comércio e do dinheiro, surgimento da propriedade privada, do Estado, da guerra e da escravidão, fizeram com que as comunidades primitivas passassem por uma profunda transformação, gerando inúmeras diferenças sociais. Desta forma, as primeiras grandes civilizações, desde os egípcios aos romanos foram machadas pelos termos mencionados no início deste artigo. Com a queda do império Romano iniciou-se a Idade-média que durou cerca de mil anos. Nesse período, inúmeras pessoas foram condenadas e mortas pelo Tribunal do Santo Ofício (Inquisição). O Historiador Mario Schmidt descreve a Inquisição nas seguintes palavras:
Os suspeitos de cometer heresia eram presos e interrogados... os acusados eram torturados até que confessassem (ou morressem de tanto apanhar) Por exemplo, os pés do prisioneiro eram mergulhados dentro de um panelão com azeite, fervendo, palitos eram enfiados debaixo de suas unhas, os mamilos eram arrancados fora com um alicate. Geralmente o acusado berrava de dor e sofrendo muito, acabava confessando inclusive o que não tinha feito2.
O castigo variava desde advertência, a prisão ou mesmo a morte. Dentre tais mortos, estavam milhares de mulheres que associadas a práticas satânicas tiveram como destino a excussão na fogueira.3 Avançando um pouco no tempo, chegamos ao século XVIII que com sua Filosofia das Luzes (Iluminismo) trouxe grandes pensadores que defenderam idéias ligadas a Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Infelizmente, tais idéias não impediram que no século XX a Humanidade experimentasse uma das mais chocantes amostras de discriminação já