Trabalho De Etnia
Lorena Najara de Souza
Juliano
Lindoia
Seminário Holístico
MISCIGENAÇÃO-CONCEITO-QUESTÕES HISTÓRICAS-POVO BRASILEIRO: MISCIGENAÇÃO E RACISMO
Professor : Ricardo Tocunduva
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
Miscigenação
1. .Ato ou efeito de miscigenar.
2. Cruzamento de indivíduos de raças ou de etnias diferentes (ex.: miscigenação dos povos africanos, indígenas e europeus). = MESTIÇAGEM
3. [Figurado] Cruzamento de elementos distintos (ex.: miscigenação de ritmos). = MISTURA
.
Miscigenar
1. Cruzar ou cruzarem-se raças, produzindo mestiços.
2. Misturar ou misturarem-se elementos distintos ou de espécies diferentes, produzindo híbridos.
Sinónimo Geral: MESTIÇAR
CONCEITO
Consiste na mistura de raças, de povos e diferentes etnias.
QUESTÕES HISTORICAS
O Brasil é composto por uma mistura de raças. Esse processo de miscigenação teve inicio ainda no período de colonização, quando os europeus brancos desembarcaram em nosso território, genuinamente indígena, e, tempos depois, buscaram a mão-de-obra escrava, introduzindo, portanto o terceiro elemento formador do povo brasileiro, o negro.
Do século XVI ao XVIII, em aproximadamente 15 gerações, consolidou-se a estrutura genética da população brasileira, com o entrecruzamento de africanos, portugueses e índios. Ainda no período colonial, franceses, holandeses e ingleses tentaram se estabelecer em território brasileiro e deixaram alguma contribuição étnica, embora restrita.
Os preconceitos e conceitos tem origem histórica: O português branco visto como homem civilizado, sendo uma raça superior, o índio, é visto como ignorante sem cultura e o negro é visto como mercadoria, servindo apenas para servir aos brancos e prestar serviços escravos.
Ao longo dos tempos, houve discussões sobre a superioridade e a inferioridade das chamadas “raças” e as consequências dessas “misturas”.
Aos olhos de alguns estrangeiros