Trabalho FMP De Hist Ria E Geografia Etnias

3100 palavras 13 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
CURSO DE PEDAGOGIA

ALZIRA PEREIRA DA SILVA ALCANTARA
CAMILA BORGES CORREIA
LILIANE CELINA DE ARAUJO RODRIGUES
MARIA SIMONE ALVES DE SOUZA

FMP DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

São Paulo
2014
ETNIA AFRICANA

Os negros de origem africana, quando aqui chegaram, seriam cerca de quatro milhões.
Os principais grupos africanos que vieram para o Brasil no período colonial foram: os Bantos e os Sudaneses.
Os Bantos eram tribos de negros que viviam no sul da África, mais exatamente, em Angola e Moçambique. Ao chegarem ao Brasil, em navios negreiros, foram levados para trabalhar como escravos, principalmente, em Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os Sudaneses eram tribos de negros, localizadas na Nigéria e Guiné. Ao chegarem, foram trabalhar como escravos, principalmente na Bahia.
Observe as linhas de tráfico negreiro que os Bantos e os Sudaneses percorreram.

Hoje a concentração maior de negros é em áreas em que a mão-de-obra escrava negra foi utilizada com maior intensidade, nas regiões nordeste e sudeste, onde se concentraram as plantações de cana-de-açúcar e os cafezais.

Os negros trabalhando nos cafezais do Brasil. O continente Africano tem vários grupos étnicos. A estimativa é que existam mais de 100 etnias na África, cada uma com sua cultura e dialeto próprios. As divisões de grupos étnicos na África são consideradas complexas. Esses povos estão espalhados por todo o continente, e muitos vivem em tribos. Exemplo de algumas das principais etnias africanas.

Zulu -> é o maior grupo étnico na África do Sul, sendo a sua população de mais ou menos 11 milhões de pessoas e eram considerados como cidadãos de terceira classe durante o regime do apartheid. O atual presidente da África do Sul (Jacob Zuma) é de origem étnica Zulu.

Xhosa -> é o segundo maior grupo étnico da África do Sul, contando com personalidades como Nelson Mandela; A população Xhosa se concentra na

Relacionados