Drogas
É considerada droga toda e qualquer substância que modifica a consciência e provoca dependência. O termo também é destinado aos produtos utilizados em farmácias, tinturarias, etc., incluindo o famoso remédio para a incômoda dor de cabeça.
Na antiguidade a palavra phármakon era utilizada pelos gregos para denotar droga que curava, ou seja, remédio, mas ao mesmo tempo também servia para veneno. É improvável afirmar qual foi a primeira droga utilizada pelo homem, até mesmo porque isso aconteceu a milhares de anos.
A droga pode ser natural ou sintética, obtida através de plantas ou minerais específicos, ou produzida em laboratórios, respectivamente. As drogas lícitas têm permitida sua fabricação, comercialização e uso por lei, dentre elas estão bebidas alcoólicas e cigarro. Já as ilícitas têm uso, fabricação e comercialização proibidas por lei. Segundo relatório da ONU, a maconha continua sendo a droga mais popular do mundo e no Brasil o consumo de cocaína aumentou.
Tipos de Drogas:
Álcool
Apesar do álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.
Os efeitos do álcool
São percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime.
No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição.
Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono.
Álcool e direção não combina Dia 19 de setembro de 1999 no Texas.
Jacqueline Saburido acompanhada de dois amigos estava voltando de uma festa de aniversário quando um adolescente de 17 anos (embriagado) bateu no carro em que ela estava, os seus amigos morreram.
Em poucos minutos, o carro incendiou-se e a jovem ficou presa lá dentro. O resultado foram queimaduras em 60% de seu corpo.
Hoje ela faz campanha contra o álcool.
Cigarro:
Apesar de ser um droga lícita (permitida), é a droga que mais mata a