Afrodescendentes: vítimas da cor
SERVIÇO SOCIAL
tHAMIRES DESIRÉE BRITO MONTEIRO
afrodescendentes:
Vítimas da cor
Araripina
2013
tHAMIRES DESIRÉE BRITO MONTEIRO
afrodescendentes:
Vítimas da cor
Portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Araripina
2013
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 DA DIVERSIDADE À DESIGUALDADE SOCIORACIAL GERANDO EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA 5 2.1 RACISMO E DISCRIMINAÇÃO 6 3 TABELA 2.1 8 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
* INTRODUÇÃO A violência moral e física sofrida pelos afrodescendentes no Brasil está longe de ser uma questão do passado, o preconceito e exploração dos negros no período da escravidão, contaminam a sociedade com a exclusão e o ainda existente genocídio do segmento negro no país. Os jovens negros ainda estão sofrendo as consequências do processo histórico brasileiro, sendo a parcela da população que apresenta piores condições de moradia, escolaridade, empregabilidade e caracteriza-se como o grupo que mais sofre com a violência urbana. A raiz de tal problema está profundamente marcada pelo racismo, discriminação, desigualdade e diversidade. Temas que irei abordar ao longo desse trabalho.
Minha hipótese preliminar é de que ainda que tenha havido conquistas no âmbito legal, vejo que muito se deve avançar na consolidação das leis, pois tem havido um aumento dos homicídios de negros no país (análise feita do Mapa da violência), sendo que os resultados de combate à essa questão e garantias efetivas de melhores condições de vida a essa população, se caracterizam em um processo bastante lento, pois os afrodescendentes sempre estiveram em situação de maior vulnerabilidade em relação a outros grupos, necessitando de maior atenção especial.
Assim, o objetivo maior desta Dissertação foi apresentar elementos teóricos - através de pesquisa, e do levantamento de