Papel do terapeuta
É criar um ambiente propício para que o cliente possa fazer a experiência do
"Eu Sou".Isto só será possível com uma relação terapêutica onde haja aceitação incondicional, compreensão empática e respeito pelo cliente.
O terapeuta deve ter preparo teórico e sensibilidade para compreender e conduzir a sessão.Ele deve ser autêntico consigo mesmo, para poder expressar o que sente e se responsabilizar por isto, desta forma estar aberto a experiência do encontro com o seu cliente.
É muito importante que fique claro ao cliente que a base principal de suas reclamações são suas escolhas.O papel do psicoterapeuta é ser aquele que ajuda o paciente a fazer varias reflexões sobre sua vida, detalhes de seu sofrimento, maximizando sua percepção, para que ele possa agir em direção à mudanças que sejam significativas em sua vida.
Ele ensina ao cliente através de seus conhecimentos teóricos e vivenciais que cada um tem seu lugar próprio e que este deve ser fiel a si mesmo ,sua percepção poderá ler o que se esconde na fala verbal e não verbal do cliente,em fim, confia na capacidade do cliente de compreender e resolver seus problemas.
Quando a alta ocorre
Diferentemente de outras abordagens,em que se passam anos a fio em questionamentos infidos e angustiantes, a Psicoterapia Existencial acredita em um potencial para saúde, inerente a cada indivíduo.
O cliente a medida que entra em acordo com o que vive e o que acredita internamente , encontra o sentido de sua vida. Adquiri mais recursos que pode usar a seu favor, sem precisar se perder em expectativas ilusórias.
Vai viver com mais intensidade podendo exprimir melhor seus sentimentos e confiar mais neles, aprende que pode mudar sempre que necessário e com isto passa também a ser mais flexível e com mais consciência de si próprio.
Quando chega nesta etapa de viver com autenticidade aceitando sua condição humana, com todas as suas limitações inerentes , o